quarta-feira, 30 de julho de 2014

Estou Desempregado e Agora??



Fiquei Desempregado e Agora??

Existem diversas pessoas, famílias que ficam desvinculadas no desemprego por motivos alheios.
A situação actual do país não ajuda, Portugal encontra-se a atravessar uma crise, as famílias encontram-se a ficar, cada vez mais, endividadas e com dificuldades em assumir compromissos diários de finanças e orçamento familiar!
Muitos são deparados com situações de desemprego, por motivos que lhe são completamente alheios, desde falta de produtividade para fazer face a compromissos de manter tantos empregados na empresa, até factores, como, dívidas da empresa. Aqui podemos encontrar um número infinito de situações que podem levar a uma empresa a despedimentos, ou não renovação de contrato, ou mesmo a negociação de despedimento involuntário!
Ao serem despedidas, as pessoas, não sabem que rumo tomar, não sabem que fazer e como fazer. Aqui deixo algumas sugestões que podem ajudar, quer na busca de emprego (próxima publicação), quer de que medidas e comportamentos deverá tomar enquanto desempregado!
Ao ficar desempregado deve tomar toda a rentabilidade desse tempo, se trabalhou na sua vida em horários laborais, pós-laborais, e esta foi uma das justificações para o facto de não ter realizado uma série de projectos, aproveite agora para o fazer.
Seja cuidadoso com o seu orçamento familiar e meça tudo o que aqui escrevo, poderá de alguma forma não ser rentável para si as ideias que aqui coloco, nomeadamente se ficar longe para si as ideias que poderá verificar mais abaixo.



Primeiro que tudo, deve realizar uma terapia pessoal, de auto-aceitação, este processo de auto-aceitação por se encontrar no desemprego, vai fazê-la reconhecer que a situação de desemprego, não é em nada por motivos que o atinjam, nomeadamente pessoais, ou profissionais. Se sempre foi um bom profissional, este não é motivo para se deixar abater por se encontrar nesta situação. Faça uma terapia de auto-aceitação, leia livros, fale de si, dos seus medos. Não se auto-critique, nem se exponha demasiado para ninguém. Deve falar e comentar com o seu grupo de amigos e família, contudo não deve assumir uma posição de "coitadismo". Não se lamente, não fale de coisas negativas, nem se deixe levar por esta onda negativa. Tome uma posição na vida, crie um objectivo e concentre todas as suas energias neste objectivo. Vai ver que este é um grande passo que poderá fazer toda a diferença. Depois deve procurar o que quer, o que pretende. Muitas pessoas saem em viajem, gastam rios de dinheiro com coisas fúteis, depois não conseguem nem pagar os compromissos que têm como orçamento familiar. Seja coerente, e procure fazer as coisas em q.b.
Depois de se divertir um pouco, tente minimizar todas as suas dívidas. Com a indemnização da empresa pela qual foi despedido. Aproveite este dinheiro para se libertar de dívidas actuais ou passadas. Vai ver que é menos um peso na sua vida.



Agora procure investir em si. Sim investir, para poder enfrentar o mercado de trabalho. Deve procurar limar ou melhorar ou quem sabe adquirir novas competências nas áreas que sempre gostou ou que estava interessado em trabalhar! Estas competências podem ser adquiridas gratuitamente, em centros de formação (não são IEFP, mas são reconhecidos pelo POPH e IEFP e muitos financiados pelo Fundo Europeu), estes cursos com toda a certeza vão melhorar a sua vida!
Tem diversas opções no mercado, nomeadamente formações modulares de 25h ou de 50h, algumas formações têm módulos agrupados que podem chegar às 325h ou mais. Esta última opção sem dúvida seria a melhor, pois seria mais rapidamente atribuída uma competência.
Tem imensas entidades no mercado, nas quais se pode informar sobre Formações Modulares, nomeadamente SISEP/CECOA/CITEFORMA entre muitos outros.
Vai ver que vale a pena, estas formações vão lhe atribuir competências e podem ser o seu trunfo na hora de encontrar emprego.
AS formações modulares, são formações de curto prazo, que podem ser seguidas por um percurso. Exemplo: Quer seguir a competência de Técnico Administrativo, pode ir ao site destas entidades ou de entidades que findam regulamentar estes atributos, e procurar as formações modulares para obter esta competência. Inscreva-se e espere ser convocado (via email ou telefone).
Tenha em atenção os horários e aproveite para tirar a maior rentabilidade. Exemplo: Curso Modular de Excel durante Segunda, Quarta e Sexta das 19h às 21h30m, nos outros dias, e nos outros horários poderá inscrever-se em outras formações, em outras entidades ou na mesma! O que aqui interessa é aproveitar ao máximo o tempo que tem.
Saiba que, se estiver em formações, não necessita de efectuar as presenças quinzenais no Centro de Emprego ou Junta de Freguesia e também não necessita de efectuar a procura activa de emprego, contudo aconselho, neste caso, a que continue a procura, se possível, mais activa do que nunca!
Depois de acabar estas formações continue em outras, e em outras, até encontrar emprego. Estas formações vão estar disponíveis na Caderneta de Competências Online, procure na Internet e inscreva-se, de forma a obter as informações da sua caderneta de competências!

Agora é pôr Mãos à Obra e enfrentar tudo isto, sem medos, receios, enfrentar como uma realidade. Vai ser bom, vai conhecer pessoas novas, divertir-se em vez de ficar em casa o tempo todo sem fazer nada!



Sem comentários:

Enviar um comentário